Cartas pedagógicas

Como prática de ensino e pesquisa

Autor/Organizador: Isabela Camini (Org.), Rudimar Barea (Org.)

ISBN: 9786585133036
Coleção:
Status: Disponível
Idioma: Português

Detalhes do produto

Páginas: 355
Dimensões: 14 x 21 cm
Peso:
Preço:
Edição:
Ano: 2023
Formato: Impresso
Encadernação: Brochura
Selo: Saluz
Área: Ciências humanas e sociais

Descrição

Assuntos: Pedagogia

Você sabe o que significa uma “carta pedagógica”? Quem foi o autor dessa expressão? Onde e por que aplicá-la? Pois é, leitoras e leitores, um novo mundo se descortina à medida da leitura de cada palavra, frase, parágrafo, página e folha. E diversas narrativas escritas a várias mãos se seguem criando contextos inimagináveis na relação do ensino e da aprendizagem propostos pelas autoras e pelos autores protagonistas deste livro. Vocês devem estar se perguntando: “Em que bases filosófico-pedagógicas estão alicerçados os escreventes deste livro?” E nós garantimos que são bem sólidas e determinantes na luta para o ensino público/privado de qualidade e excelência no legado de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira.

Mais detalhes

Título Original:
Volume:
Data de Publicação: 12/12/2023
Data Previsão de Disponibilidade:
Detalhes da Edição:

CDD: 370
BISAC:
BISAC Opcional:
Classificação Indicativa:

Sumário

Prefácio

Apresentação
Agostinho da Silva Rosas com a contribuição do coletivo de escritoras/es

Parte I – Carta de abertura

Cartas pedagógicas: memória de uma experiência em processo
Isabela Camini

Parte II – Cartas pedagógicas de acolhida

Queridos/as cursistas e amigos/as!
Fernanda dos Santos Paulo
Herdeiros de um bem precioso têm de fazê-lo dar frutos
Isabela Camini
Por uma educação com mais empatia!
Rudimar Barea

Parte III – Cartas pedagógicas: sínteses dos aprendizados

Primeiro encontro
Leonardo Tavares Pessoa
Segundo encontro
Rossana Sarmento
Terceiro encontro
Flávia Cristina de Souza Cezário
Quarto encontro
Fabíola Andrade Pereira
Quinto encontro
Juliana Vieira
Sexto encontro
Maria Celia Dantas de Araújo
Sétimo encontro
Márcia Maria Gonçalves de Oliveira
Oitavo encontro
Aldenora Pena da Silva
Nono encontro
Ana Paula Martins Farias Vasconcelos
Décimo encontro
Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro
Décimo primeiro encontro
Maria Aparecida Ferreira de Almeida
Décimo segundo encontro
Sara Jane Cerqueira Bezerra

Parte IV – Atualidade das cartas pedagógicas de Paulo Freire: 24 anos depois

Pedagogia da Indignação. Primeira carta: do espírito deste livro
Angelita Tatiane Silva dos Santos Perin
Pedagogia da Indignação. Segunda carta: do direito e do dever de mudar o mundo
Joice Maria de Oliveira
Pedagogia da Indignação. Terceira carta: do assassinato de Galdino Jesus dos Santos – índio pataxó
Solange Todero Von Onçay

Parte V – Mosaicos de aprendizados: as cartas que nos habitam

Aline Barbosa Silva
Adriana Ceccagno
Aldenora Pena da Silva
Angelita Tatiane Silva dos Santos Perin
Ana Claudia Lima de Assis
Ana Paula Martins Farias Vasconcelos
Antônio Cícero de Andrade Pereira
Ana Claudia Lima de Assis
Crislaine Batista do Sacramento
Cristiane Mello de Miranda Silva
Cristina Alves Lima
Maria Aparecida Ferreirade Almeida
Edite Maria da Silva de Faria
Elizângela de Nazare Barbosa
Eloidemar Guilherme
Eneila Almeida dos Santos
Fernanda Castro de Sousa
Flávia Cristinade Souza Cezário
Giballin Gilberto (Gilberto Alves Lima)
Greice Sandri
Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro
Henrique Frey
Igor
Jucélia Schell
Perlucy Santos
Maria Celia Dantas de Araújo
Rosimeire Montanuci
Simone Ferreira Angelo
Solange Todero Von Onçay
William Teixeira Alves

Carta posfácio
Gilvânia Plácido Braule
Henrique Frey

Palavras do Instituto Vívere
Rudimar Barea

Compartilhe
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Aceitar e prosseguir