Uma trajetória voltada à disseminação do conhecimento científico de qualidade
Publicado em: 9 de outubro de 2020 Categorias: Destaque

Fundada em 2019, EAB Editora tem como foco principal a publicação de obras científicas.
O conhecimento científico só se consolida e vira ciência quando é comunicado entre pares e com a sociedade. Ao fazer o conhecimento produzido dentro da academia circular, é possível contribuir para que os dados e informações que normalmente ficam restritas a centros de pesquisa e/ou pesquisadores cheguem até agentes tomadores de decisão da esfera pública e privada e, assim, produzam impacto social que gera transformações na vida das pessoas.
Foi justamente com o propósito de contribuir com a disseminação do conhecimento científico de qualidade que em 2019 surge a EAB Editora - empresa do ramo editorial que tem como foco principal a publicação científica. Essa trajetória, contudo, começa anos antes com a então Editora do IFIBE. Criada para estimular a difusão do conhecimento, esta empresa construiu ao longo de uma década uma relação de parceria com autores de diferentes áreas de pesquisa, além de tornar possível a movimentos sociais e populares a organização de seus conteúdos em cartilhas e materiais didáticos, instrumentos necessários para seus processos formativos e para a ampliação de suas estratégias de luta.
A experiência adquirida ao longo de 10 anos de atuação na então editora do IFIBE, somadas ao conhecimento de mercado e a disposição de valorizar as obras publicadas neste período, motivou três dos ex-funcionário do Instituto a começar uma nova empresa. “Com o encerramento das atividades do IFIBE, vimos a oportunidade de organizar um negócio que pudesse atender as pesquisadoras e pesquisadores e que, ao mesmo tempo, abrisse espaço para autores independentes publicarem suas obras dos mais diversos estilos literários”, destaca o coordenador de Produção Editorial da EAB, Diego Ecker.
Planejamento e diálogo constantes
Para que o novo empreendimento pudesse iniciar de maneira assertiva e se estruturar em cima de bases sólidas, além de pesquisas de mercado, os responsáveis pela EAB realizaram um intenso processo de planejamento e diálogo com públicos de interesse. “Existe um ditado de que a verdade está do lado de fora do prédio. Então quando pensamos em criar a EAB conversamos com autores independentes e pessoas ligadas ao ensino superior e da pós-graduação, para compreendermos melhor suas demandas, anseios e dificuldades. Queríamos estruturar uma editora que pudesse oferecer soluções efetivas, ágeis e com qualidade”, conta o gestor financeiro da EAB, Wanduir Sausen.
Atualmente, com uma trajetória de quatro anos no mercado, a EAB mantém seu foco na publicação de obras científicas, mas também publica livros, artigos, relatórios e outros formatos que compartilham resultados e fomentam novas descobertas.
Atenta às mudanças sociais e à evolução na maneira com que os leitores se relacionam com as obras científicas e literárias, a editora oferece orientação, métodos, tecnologias e serviços que contribuem para que autores e as instituições de ensino superior possam publicar suas pesquisas, em suporte impresso ou eletrônico, e atingir seus objetivos de divulgação e difusão dos resultados obtidos. “Olhando para o futuro, a EAB Editora vem se modernizando, criando novos espaços de interação com o público e buscando qualificar cada vez mais os serviços oferecidos. Tudo isso sem esquecer as bases da nossa trajetória que nos trouxeram até aqui”, afirma o gestor de Atendimento, Comunicação e Marketing da EAB, Rodrigo Roman.