Distribuição e venda: como uma obra chega até você

Publicado em: 9 de janeiro de 2023 Categorias: Destaque

A distribuição e a venda de um livro são as etapas finais no processo de publicação, e representam o momento quando uma obra planejada, escrita, editada e publicada encontra com seu leitor. 

Uma das variáveis mais importantes nesta etapa é se a publicação será comercializada ou se será distribuída gratuitamente e hoje a EAB Editora explica mais sobre como realiza esses dois processos.

Quando uma obra é distribuída gratuitamente?

Pode soar estranho pensar em um livro que não será vendido, mas essa é uma realidade bastante comum. Obras coletivas de pesquisadores, publicações com coletâneas de trabalhos apresentados em um evento, obras frutos de prêmios de iniciação científica, livros financiadas com recursos públicos ou por organismos internacionais, por agências de fomento ou ainda obras financiadas pelos próprios autores e que serão utilizadas em estratégias de divulgação do trabalho e captação de novos clientes. Todos esses casos são exemplos de livros que normalmente são distribuídos de forma gratuita. Nesses casos, a publicação em suporte eletrônico para distribuição gratuita pela internet é a principal alternativa para publicação.

Venda e distribuição de livros impressos

A distribuição dos livros impressos passa por uma destas três alternativas: venda direta, vendas via distribuidoras, venda via impressão sob demanda.

A venda direta é aquela em que o autor ou a editora oferecem o livro, seja em uma rede social, site próprio ou em um marketplaces como Mercado Livre e Amazon e após a venda enviam para seus compradores o que estava em seu estoque. Nessa modalidade, o autor é quem deve gerenciar seu estoque de livros impressos, embalar, endereçar e enviar as encomendas. Claro que usando serviços de marketplaces, parte deste trabalho é feito por estas plataformas, como receber os pagamentos, calcular o frete e emitir nota fiscal. Mas a responsabilidade de gerenciar o estoque e garantir parte da logística será do autor/vendedor. O percentual recebido a cada venda vai variar conforme o nível de trabalho do vendedor. Por exemplo: se o autor optar por vender sua obra direto em suas redes sociais, terá um lucro maior do que se optar pela venda através do Mercado Livre, uma vez que a plataforma cobra taxas pelos serviços oferecidos. Contudo, ao vender a obra diretamente, o autor precisará de mais tempo disponível e terá mais trabalho.

Se o objetivo é vender o livro em muitas livrarias físicas, uma alternativa é contratar uma empresa distribuidora de livros. Esta empresa cobrará um valor fixo, mensal ou ainda um percentual sobre a venda de cada livro e, em troca, fará o trabalho de armazenar e enviar às livrarias o seu livro para a venda.  Conforme destaca o gestor de Atendimento e Comunicação da EAB, Rodrigo Roman, este percentual pode variar de 40 a 80% do valor de venda do livro. Ou seja, se o livro foi vendido na livraria por R$ 40,00 você receberá da distribuidora, depois de um bom tempo (até mais de 6 meses), o valor de R$ 8,00. “Além deste baixo retorno, a complexidade de contratos, as taxas de estocagem, os custos de envio dos livros até a distribuidora e a necessidade de emissão de nota fiscal, tornam as distribuidoras uma alternativa viável apenas para publicações com grandes tiragens”, explica Roman.

As alternativas de venda acima apresentadas exigem que uma tiragem mínima de livros seja impressa. Como o custo unitário dos livros impressos diminui à medida que as tiragens aumentam, para obter um lucro maior na venda das obras é necessário um investimento maior na impressão, o que aumente o risco de prejuízo. Se poucos exemplares forem vendidos não será possível cobir os custos de impressão.

Uma alternativa recente que viabiliza a venda de livros impressos sem investir na impressão e sem o risco de ter os livros encalhados no estoque, é a venda com impressão sob demanda, conhecida também por sua sigla em inglês POD (Print on Demand). Nesta modalidade, ao finalizar a edição, o livro impresso é imediatamente colocado à venda em dezenas de lojas e marketplaces na internet (Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Estante Virtual...). Assim que alguém compra o livro, uma ordem de impressão é emitida e em dois dias úteis o livro estará impresso e a caminho da casa do comprador. “Para quem adquire o livro, a única diferença é um prazo um pouco maior de entrega, mas para o vendedor significa custo menor, risco zero com estoques e nenhum trabalho de gerenciamento das vendas e envio”, esclarece Roman. 

Venda de livros eletrônicos

Mesmo com os avanços da venda de livros impressos sob demanda, ainda existe o limite de logística, que muitas vezes torna o envio de livros para regiões muito distantes mais caro e demorado e impede a entrega de livros em outros países. Nesses casos, os livros eletrônicos surgem como uma excelente alternativa, seja pelo custo, seja pelo tempo para a distribuição.

Roman explica que, através da parceria da EAB Editora com a Bookwire, uma das maiores empresas de distribuição de livros eletrônicos do mundo, horas após o lançamento, as obras já podem estar disponíveis para a venda em mais de 40 lojas em 10 países, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Reino Unido. No Brasil, o livro estará disponível nas lojas de aplicativos Apple iBooks e Google Play Store, Amazon, Kobo, além de poder ser consultado e alugado em diversas bibliotecas digitais.

“As novas tecnologias têm permitido que autores e editoras menores conseguirem alcançar mercados mais amplos, tornando suas publicações disponíveis para a venda e distribuição. Uma realidade que antes era restrita a grandes empresas e grupos econômicos”, finaliza Roman.

Imagem em destaque: Amazon.com

Relacionados

12 de agosto de 2023
Autor: suporte
Hoje, 12 de agosto, comemoramos o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.641, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff…
21 de julho de 2023
Autor: suporte
Para quem está iniciando no mundo da escrita acadêmica, as normas de formatação e apresentação de trabalhos podem parecer assustadoras. Porém, elas são fundamentais e…
03 de julho de 2023
Autor: suporte
Escrito por Alberto Kopittke, “Manual de Segurança Pública baseado em evidências” traz evidências de 170 programas aplicados em diversos países do mundo como forma de…
18 de junho de 2023
Autor: suporte
Obra escrita pelo doutor em Letras Josué Frizon e publicada pelo selo Saluz retrata a história de comunidade localizada no interior de Marau (RS) Resgatar…
21 de maio de 2023
Autor: suporte
Educador popular Ésio Francisco Salvetti dá dicas e fala sobre a importância do processo de sistematização de experiências Como vimos no texto anterior, a sistematização…
21 de abril de 2023
Autor: suporte
Serviços ofertados pela EAB Editora auxiliam organizações populares e movimentos sociais a sistematizar suas práticas   A educação popular aponta a experiência como relevante por…
06 de abril de 2023
Autor: suporte
Embora não haja um único modelo para a produção das capas, as editoras seguem métodos e processos que observam diferentes critérios para a confecção dos…
17 de março de 2023
Autor: suporte
Expectativa é de que a retomada de políticas públicas de incentivo à pesquisa e à produção científica aqueça o mercado Apesar de algumas dificuldades pelas…
A imagem é composta por duas pilhas de livros, interligadas por duas escadas. A ideia é mostrar como o preço dos livros pode escalonaar.
06 de março de 2023
Autor: suporte
Valor cobrado na comercialização é formado por uma série de elementos que vão desde as licenças pagas aos autores até os custos com promoção  …
08 de fevereiro de 2023
Autor: suporte
Uma das obrigações de qualquer empresa é ficar de olho nas novidades relacionadas ao seu setor. Mais do que estar informado sobre as inovações é…
16 de janeiro de 2023
Autor: suporte
Quem ama livros como nós, sempre que entra em um shopping vai procurar descobrir onde tem uma livraria e passar por suas estantes e mesas…
17 de dezembro de 2022
Autor: suporte
O Prof. Antônio Joaquim Severino nos presenteou com um comentário sobre a obra do Prof. Mance. Abaixo, apresentamos o texto. Na virada do séc. XX…
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Aceitar e prosseguir