Para que servem as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos?

Publicado em: 21 de julho de 2023 Categorias: Destaque

Para quem está iniciando no mundo da escrita acadêmica, as normas de formatação e apresentação de trabalhos podem parecer assustadoras. Porém, elas são fundamentais e têm a finalidade de padronizar a apresentação das informações no meio científico, seja na publicação de um artigo, elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC), uma dissertação, uma tese ou outro tipo de texto acadêmico. A padronização é importante, pois facilita o reconhecimento de cada parte e elemento do texto, adequando o conteúdo elaborado aos processos típicos da pesquisa científica. 

Conforme destaca o editor geral da EAB, Diego Ecker, um dos principais argumentos que sustentam a importância das normas acadêmicas é o fato de que elas fazem com que as informações apontadas em um texto possam ser visualizadas de forma mais clara. “Imaginemos que não houvesse normas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Seria um caos completo. A elaboração de TCC seria bem mais complicada. E a avaliação? Imagine que você tenha que avaliar um trabalho e não encontre qualquer referência bibliográfica ou citação. Ou que cada autor descreva as referências da forma que achar mais conveniente. Seria impossível”, destaca Diego. 

As normas de apresentação de trabalhos acadêmicos colaboram, assim, para conferir consistência, coerência e previsibilidade ao texto científico e acadêmico. Além de auxiliarem na apresentação das informações e do conhecimento científico no âmbito da formação acadêmica - na graduação, mestrado, doutorado, por exemplo -, elas também são muito importantes no universo da publicação técnica e científica.

“Veja-se a quantidade de artigos publicados em revistas científicas ao redor do mundo. Cada revista, em sua especificidade, adota a norma (estilo) mais apropriada para a sua área, facilitando aos autores a organização de seus manuscritos e propiciando aos leitores uma uniformidade na apresentação das publicações, o que facilita enormemente a comunicação na comunidade acadêmica e científica”, explica Diego.

Por que existem diferentes normas (estilos) para a escrita acadêmica e científica?

Embora a ciência e a pesquisa científica tenham certos elementos e procedimentos metodológicos que podem ser considerados comuns às diferentes áreas  e disciplinas, cada área do conhecimento tem suas especificidades, tradições e modos de se expressar. As diferentes normas ou estilos de escrita acadêmica atendem aos requisitos dos diferentes contextos científicos e acadêmicos das várias áreas de conhecimento.

No Brasil, a necessidade de estabelecimento de normatizações no campo da indústria, especialmente no âmbito da engenharia civil, deu origem a Associação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT), fundada em 28 de setembro de 1940. A ABNT, em seus diferentes comitês, organismos e comissões, estabelece normas que disciplinam desde atividades industriais até atividades acadêmicas e científicas. Conforme pontua o editor geral da EAB, “podemos dizer que no Brasil temos normas já bem consolidadas e amplamente reconhecidas para a escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos e publicações científicas. Se tais normas são as mais populares ou não no meio acadêmico ou se são as “melhores”, não é nosso objetivo tal julgamento. O fato é que são padronizações consistentes e funcionais, o que é o mais importante”.

No contexto acadêmico, as instituições de ensino brasileiras, especialmente na graduação, primam pela orientação da aplicação das normas da ABNT. Por isso é tão comum que nas disciplinas iniciais dos cursos de graduação os estudantes sejam instruídos na aplicação das normas. Contudo, quando se trata da publicação em revistas ou editoras especializadas em certas áreas do conhecimento e com abrangência internacional o cenário se altera. A revista Psicologia & Sociedade, da Associação Brasileira de Psicologia Social, por exemplo, solicita que os manuscritos sigam as normas técnicas da American Psychological Association (APA), pelo fato de serem o padrão ou estilo mais difundido internacionalmente neste contexto científico.

Qual norma (estilo) devo usar?

Diego destaca que sempre que se planeja a redação de um texto acadêmico ou científico é fundamental verificar o contexto no qual ele será submetido, avaliado e/ou publicado. “Se for um trabalho no contexto da formação acadêmica de graduação, em uma instituição brasileira, é muito provável que a instituição de ensino adote as normas da ABNT. Contudo, certifique-se sobre qual é a orientação do seu curso e da sua instituição. Para o caso de submissão de trabalhos para publicação, vale a mesma regra. Consulte o site do evento ou da revista e busque as orientações para a submissão de trabalhos”, explica.

Relacionados

12 de agosto de 2023
Autor: suporte
Hoje, 12 de agosto, comemoramos o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.641, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff…
03 de julho de 2023
Autor: suporte
Escrito por Alberto Kopittke, “Manual de Segurança Pública baseado em evidências” traz evidências de 170 programas aplicados em diversos países do mundo como forma de…
18 de junho de 2023
Autor: suporte
Obra escrita pelo doutor em Letras Josué Frizon e publicada pelo selo Saluz retrata a história de comunidade localizada no interior de Marau (RS) Resgatar…
21 de maio de 2023
Autor: suporte
Educador popular Ésio Francisco Salvetti dá dicas e fala sobre a importância do processo de sistematização de experiências Como vimos no texto anterior, a sistematização…
21 de abril de 2023
Autor: suporte
Serviços ofertados pela EAB Editora auxiliam organizações populares e movimentos sociais a sistematizar suas práticas   A educação popular aponta a experiência como relevante por…
06 de abril de 2023
Autor: suporte
Embora não haja um único modelo para a produção das capas, as editoras seguem métodos e processos que observam diferentes critérios para a confecção dos…
17 de março de 2023
Autor: suporte
Expectativa é de que a retomada de políticas públicas de incentivo à pesquisa e à produção científica aqueça o mercado Apesar de algumas dificuldades pelas…
A imagem é composta por duas pilhas de livros, interligadas por duas escadas. A ideia é mostrar como o preço dos livros pode escalonaar.
06 de março de 2023
Autor: suporte
Valor cobrado na comercialização é formado por uma série de elementos que vão desde as licenças pagas aos autores até os custos com promoção  …
08 de fevereiro de 2023
Autor: suporte
Uma das obrigações de qualquer empresa é ficar de olho nas novidades relacionadas ao seu setor. Mais do que estar informado sobre as inovações é…
16 de janeiro de 2023
Autor: suporte
Quem ama livros como nós, sempre que entra em um shopping vai procurar descobrir onde tem uma livraria e passar por suas estantes e mesas…
09 de janeiro de 2023
Autor: suporte
A distribuição e a venda de um livro são as etapas finais no processo de publicação, e representam o momento quando uma obra planejada, escrita,…
17 de dezembro de 2022
Autor: suporte
O Prof. Antônio Joaquim Severino nos presenteou com um comentário sobre a obra do Prof. Mance. Abaixo, apresentamos o texto. Na virada do séc. XX…
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Aceitar e prosseguir