Os diversos caminhos para um livro chegar ao leitor

Publicado em: 30 de setembro de 2022 Categorias: Destaque

Há muitas maneiras de se produzir um livro. A EAB Editora oferece os serviços que otimizam e auxiliam os autores e autoras em todos os processos. Confira mais no artigo abaixo.

As profundas transformações tecnológicas que marcam a nossa época também afetam a forma como escrevemos, publicamos e consumimos os livros. Diferente do que alguns teóricos chegaram a afirmar esta diversidade de novos suportes, formatos e modalidades de leitura não decretou o fim do livro, mas ampliou a diversidade de caminhos para a publicação, permitindo novas formas de fazê-lo.

Apesar de aqui na EAB Editora sermos entusiastas das novas tecnologias, formatos, suportes e técnicas, podemos destacar que, na prática, a maior parte delas ainda está no campo da curiosidade e experimentação, não chegando a se configurar como soluções concretas para a maioria dos autores e das autoras e leitores. Por isso, neste artigo, propomos uma síntese trazendo aquilo que um dia foi novidade e agora se apresenta como possibilidade concreta e disponível.

Para começar, vamos falar sobre os suportes. E quem vai explicar um pouco mais sobre o assunto é o gestor de Atendimento e Comunicação da EAB Editora, Rodrigo Roman. Ele conta que os livros costumam ser divididos em dois grupos, segundo a forma como este livro vai ser lido. Isso, diz Rodrigo, são os suportes. “Ou o livro será lido em papel impresso ou em uma tela, em um suporte eletrônico - celular, computador, tablet ou aparelhos específicos para leitura”, esclarece.

Na EAB Editora, dentro do suporte eletrônico, são trabalhados dois formatos por excelência: o em PDF e o ePub. Rodrigo enfatiza que o formato PDF é ótimo para a produção de livros acadêmicos e para livros que serão distribuídos gratuitamente, pois ele é mais fácil de ser produzido, pode ser impresso e ser lido sem conexão com a internet e em praticamente qualquer dispositivo.

Um ponto negativo abordado por Rodrigo quanto ao PDF é dificuldade de monetizar as obras neste formato. “O fato de ele ser tão facilmente copiado e distribuído via internet pode ser um problema se o autor ou a autora tem o objetivo de vender e ganhar algum dinheiro com ele. Por isso, existem pouquíssimas lojas online que aceitam este formato de livro para venda”, pondera.

Autores e pesquisadores que tem interesse em comercializar o livro e desejam oferecer uma melhor experiência de leitura em qualquer tamanho de tela - se você já tentou ler um PDF com uma tabela em um celular sabe do que estamos falando –, devem publicar em formato ePub. “Você vai conseguir vender em muitas lojas na internet e, ainda que na Amazon seja diferente, é muito fácil converter um ePub no formato AZW ou MOBI, exigido pela big tech”, defende Rodrigo.

Espaço do livro eletrônico no mercado

Uma informação interessante sobre o mercado do livro eletrônico no Brasil: dados da pesquisa ‘Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro’, feita pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) mostra que, em 2021, este formato representou menos de 6% do mercado de livros no país.

E os impressos?

Se você pensa que o livro impresso é feito da mesma forma que há alguns anos, está muito enganado. Muitas inovações de produção e distribuição permitem, atualmente, que mais autores e editoras participem do mercado. Na EAB Editora utilizamos, frequentemente, duas destas inovações: a impressão digital de baixas tiragens e a impressão sob demanda.

Impressão digital de livros não é uma novidade – que o diga a velha fotocópia da faculdade! A novidade é que a qualidade de impressão, os tipos de papéis utilizados e os acabamentos da impressão digital atingiram um patamar muito próximo aos dos métodos tradicionais. Hoje, é viável pensar em tiragens de 10 e 50 livros onde antes era impossível produzir menos do que 500 ou 1.000 unidades. Para livros coloridos esta diferença de custos é ainda mais favorável à impressão digital, com diferenças de qualidade cada vez menores.

Rodrigo ainda cita outra possibilidade para os autores e autoras comercializarem seus livros impressos sem a necessidade de gastar com a impressão: a impressão sob demanda. Nesta modalidade o livro é editado e, antes de ser impresso, é colocado à venda nas mesmas lojas digitais dos demais livros.

Quando alguém compra este livro uma ordem é emitida, o livro é impresso, embalado e enviado para a casa do comprador, pagando ao autor um percentual sobre a venda de cada exemplar. Toda a logística de recebimento, impressão e entrega fica por conta da editora.

Estas múltiplas possibilidades podem assustar quem quer publicar um livro. Por isso, Rodrigo destaca que o papel da Editora é orientar e ajudar o autor a escolher a melhor combinação de formato, suportes e estratégias de produção e distribuição do seu livro, levando em conta as peculiaridade de cada caso. “Não existe apenas uma forma correta de fazer um livro, felizmente, pois assim diferentes projetos de livros podem encontrar diferentes formas para serem viabilizados”, argumenta.

Imagem em destaque: Daniel Sancho - flickr.com (CC BY-NC 2.0)

Relacionados

12 de agosto de 2023
Autor: suporte
Hoje, 12 de agosto, comemoramos o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.641, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff…
21 de julho de 2023
Autor: suporte
Para quem está iniciando no mundo da escrita acadêmica, as normas de formatação e apresentação de trabalhos podem parecer assustadoras. Porém, elas são fundamentais e…
03 de julho de 2023
Autor: suporte
Escrito por Alberto Kopittke, “Manual de Segurança Pública baseado em evidências” traz evidências de 170 programas aplicados em diversos países do mundo como forma de…
18 de junho de 2023
Autor: suporte
Obra escrita pelo doutor em Letras Josué Frizon e publicada pelo selo Saluz retrata a história de comunidade localizada no interior de Marau (RS) Resgatar…
21 de maio de 2023
Autor: suporte
Educador popular Ésio Francisco Salvetti dá dicas e fala sobre a importância do processo de sistematização de experiências Como vimos no texto anterior, a sistematização…
21 de abril de 2023
Autor: suporte
Serviços ofertados pela EAB Editora auxiliam organizações populares e movimentos sociais a sistematizar suas práticas   A educação popular aponta a experiência como relevante por…
06 de abril de 2023
Autor: suporte
Embora não haja um único modelo para a produção das capas, as editoras seguem métodos e processos que observam diferentes critérios para a confecção dos…
17 de março de 2023
Autor: suporte
Expectativa é de que a retomada de políticas públicas de incentivo à pesquisa e à produção científica aqueça o mercado Apesar de algumas dificuldades pelas…
A imagem é composta por duas pilhas de livros, interligadas por duas escadas. A ideia é mostrar como o preço dos livros pode escalonaar.
06 de março de 2023
Autor: suporte
Valor cobrado na comercialização é formado por uma série de elementos que vão desde as licenças pagas aos autores até os custos com promoção  …
08 de fevereiro de 2023
Autor: suporte
Uma das obrigações de qualquer empresa é ficar de olho nas novidades relacionadas ao seu setor. Mais do que estar informado sobre as inovações é…
16 de janeiro de 2023
Autor: suporte
Quem ama livros como nós, sempre que entra em um shopping vai procurar descobrir onde tem uma livraria e passar por suas estantes e mesas…
09 de janeiro de 2023
Autor: suporte
A distribuição e a venda de um livro são as etapas finais no processo de publicação, e representam o momento quando uma obra planejada, escrita,…
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Aceitar e prosseguir