Periódicos científicos: segurança e confiabilidade na difusão do conhecimento
Publicado em: 4 de novembro de 2022 Categorias: Destaque
Os periódicos científicos, assim como os livros, são ferramentas importantes para a difusão do conhecimento e da ciência.
Periódicos não são a única forma de publicação dos resultados de uma pesquisa, os livros continuam sendo uma importante forma de divulgação científica - e como você leu em artigos anteriores, aqui na EAB Editora nós nos preocupamos em garantir a excelência no tratamento dado às obras que publicamos.
Como o próprio nome indica, periódicos científicos são publicações impressas ou eletrônicas, nos quais são publicados artigos originados a partir de pesquisas científicas. A publicação acontece em fascículos, chamados números; podendo ser publicados todos os artigos de uma só vez ou de acordo com o aceite - que é quando ocorre a validação da pesquisa, garantindo a sua inclusão em determinado periódico.
Para muitas áreas do conhecimento os periódicos hoje são a principal forma de publicação de pesquisas científicas. Tanto os livros quanto os periódicos devem seguir padrões e normas de qualidade, o que garante credibilidade e a confiabilidade dos dados apresentados. Ainda que ambos sejam instrumentos essenciais no campo da ciência, livros e periódicos guardam algumas diferenças especialmente em relação ao aprofundamento, custos e alcance.
Quer saber um pouco mais sobre estas diferenças? Veja abaixo:
Aprofundamento dos temas tratados: artigos científicos são formas rápidas de publicação dos resultados de pesquisas, para seu registro e divulgação. Apontam os principais dados de forma sucinta, apresentando os métodos utilizados para chegar a determinados resultados. Já os livros tendem a apresentar pesquisas mais abrangentes, com artigos ou textos conceituais e teóricos que dão embasamento a novos paradigmas.
Custos: existem realidades distintas no universo das publicações de periódicos científicos. Os custos podem variar bastante, por exemplo: há publicações produzidas sem custo - o que é bem comum em nosso país - enquanto em outros periódicos internacionais com elevado fator de impacto, o valor pode ultrapassar € 5.000,00. Os livros científicos, por sua vez, têm os custos de produção direcionados para os processos de editoração e, se for o desejo do pesquisador, de impressão. Isso ocorre porque estas obras, costumeiramente, são compostas por textos consolidados em suas áreas ou por pesquisas que passaram por diversas análises antes de serem propostas para publicação.
Alcance: apesar do ‘tempo de vida’ de um artigo, ele tende a atingir pessoas na comunidade científica; enquanto os livros buscam, normalmente, atingir um público mais abrangente.
Neste artigo, a EAB Editora apresentou um pouco do conceito deste instrumento. Na próxima semana, vamos falar sobre outras características que tornam os periódicos tão fundamentais para os pesquisadores e pesquisadoras.
Imagem em destaque: Jer Thorp - flickr.com (CC BY 2.0)