Como uma pesquisa se transforma em livro?
Publicado em: 19 de novembro de 2022 Categorias: Destaque
As pesquisas científicas produzem importantes insumos de inovação e conhecimentos que possuem potencial para melhorar a qualidade de vida da maioria das pessoas. Nem mesmo o cenário atual de desmonte das políticas públicas e das instituições de fomento à pesquisa e uma época de crescimento de espíritos revisionistas e negacionistas impedem a produção de conhecimento científico.
Junto a este caráter inovador, o princípio do compartilhamento desses conhecimentos é essencial ao método científico e fundamental para o retorno dos investimentos da sociedade, pois adiciona uma perspectiva democrática ao trazer o conhecimento à luz, ao debate, revisão e crítica de outras pesquisadoras e da própria comunidade.
Criar formas de fazer com que estas pesquisas cheguem ao maior número de pessoas é tarefa central da EAB Editora e, para isso, o livro - em seus diferentes suportes - é o nosso principal instrumento.
Mas como uma pesquisa vira um livro? Que caminhos uma descoberta percorre até chegar às mãos dos leitores?
Livros de referência
Estas são publicações que são planejadas e escritas para serem publicadas em formato de livros. Produzidas por pesquisadores e pesquisadoras com maior trajetória, buscam realizar interconexões com outras publicações, artigos e obras de referência sobre o tema. Apresentam um cenário mais abrangente, normalmente trazendo dados e informações de mais de uma pesquisa e apresentando textos conceituais e teóricos que dão embasamento a novos paradigmas. Não apenas comunicam resultados, mas refletem sobre as implicações destes conhecimentos e os desdobramentos práticos nas vidas das pessoas. O trabalho da editora começa junto com os autores e autoras já na concepção e planejamento da obra e segue até o livro ser publicado.
Teses e dissertações
São documentos produzidos ao longo de vários anos de estudo sobre uma temática específica durante os cursos de mestrados e doutorados, respectivamente. São documentos que possuem estrutura e regras de apresentação bastante rígidas e constituem um dos requisitos finais para a avaliação da formação destes pesquisadores. Ao final do curso, quando aprovado por uma banca de especialistas, muitos destes ricos relatos de pesquisa ficam restritos aos repositórios dos sites das Instituições de Ensino Superior.
Na EAB Editora, trabalhamos para que se tornem livros e possam circular atingindo mais pessoas. Nestes casos ajudamos os autores a reescrever algumas partes, remover alguns aspectos específicos de uma formalidade institucional e até propor a escrita de novos textos para auxiliar os leitores a conhecerem os resultados destas pesquisas.
Livros de eventos científicos
Outro conteúdo científico que é publicado em formato de livro são os escritos relacionados a eventos acadêmicos como seminários, simpósios, conferências ou mostras científicas que podem tanto compor obras que reúnem os textos apresentados em um evento, os chamados anais, quanto compor obras coletivas e tomar a forma de livros organizados.
Livros de iniciação científica
Finalmente os livros organizados com textos de iniciação científica reúnem textos de estudantes e jovens pesquisadores que encontram em obras organizadas por mestres e doutores a primeira oportunidade de publicarem o fruto de sua pesquisa. Estes livros, além de democratizar o acesso ao mercado de publicações acadêmicas e aumentar a diversidade de temas e perspectivas de pesquisa, contribuem com o aprendizado dos jovens pesquisadores acerca de todas as etapas e processos de produção e publicação de um livro.
Imagem em destaque: Hope House Press - Leather Diary Studio on Unsplash