A sistematização de práticas como ferramenta para a construção de saberes

Publicado em: 21 de abril de 2023 Categorias: Destaque

Serviços ofertados pela EAB Editora auxiliam organizações populares e movimentos sociais a sistematizar suas práticas

 

A educação popular aponta a experiência como relevante por ser considerada desencadeadora da produção do conhecimento. Pensar sobre o que se faz, sistematizando estas experiências, de alguma forma, é dar conta dos processos históricos que, por meio dos discursos, posicionam sujeitos que produzem suas experiências. 

No contexto das organizações e movimentos populares a urgência está no fazer, no agir, afinal de contas é na ação que estas organizações se constituem, têm sua origem e realizam seus objetivos. Contudo, refletir e avaliar sobre o que foi feito também é uma etapa importante para aprender com a prática e, a partir dela, avançar.

Para nosso texto de hoje, conversamos com o Gestor de Atendimento da EAB Editora, Rodrigo Roman, sobre o significado da sistematização de práticas e sua importância para os movimentos sociais e para as organizações populares.

 

Conforme destaca Rodrigo, a sistematização é uma etapa fundamental que contribui para inovar e disseminar conhecimentos e saberes obtidos a partir de experiências concretas vivenciadas pelos sujeitos que compõem os movimentos. “As organizações e movimentos que registram sistematicamente suas práticas possuem melhores condições de planejar e executar ações futuras, isto é um valor relevante não só para a organização mas para seus parceiros e financiadores. O conhecimento da experiência já vivida não se perde no tempo ou fica restrito às pessoas que participaram diretamente, podendo ser incorporado como um saber coletivo, de toda a organização”, explica. 

 

Roman pontua, ainda, que a sistematização desses conhecimentos que retratam a práxis das organizações populares e movimentos sociais, tornam-se documentos que se transformam em fontes para as pesquisadoras e pesquisadores, possibilitando a realização de investigações acadêmicas mais conectadas com a realidade e garantindo o registro histórico de um determinado período.

 

Etapas da sistematização

Mas, como começar uma sistematização? Quais são as etapas que estruturam esse processo? Roman explica que o primeiro passo é o registro das ações realizadas pelos movimentos e organizações. Esses registros devem abranger as diversas etapas preparatórias de debate e tomada de decisão, assim como as etapas de realização das atividades. “Essa parte documental pode ser feita por escrito, através de fotos, vídeos e relatos via áudios, sempre buscando abranger o máximo de pessoas possível”, explica.

 

A segunda etapa consiste na organização e estruturação dos relatos obtidos e, a partir deles, a realização de debates com os sujeitos envolvidos na construção das ações. O objetivo é ouvir e coletar informações sobre os limites encontrados, os avanços obtidos e os aprendizados construídos a partir das ações realizadas. “Nessa etapa, em alguns casos são realizadas entrevistas com participantes a fim de ter uma avaliação mais aprofundada, considerando o ponto de vista de pessoas de fora da organização mas envolvidas nas ações realizadas”, relata Roman. 

 

A última etapa do processo de sistematização é a escrita, de fato. O momento em que se coloca no papel ou na tela, expressos em palavras, os saberes construídos a partir da prática de cada uma das ações. Esse material, devidamente documentado e organizado, poderá se transformar em uma publicação em distintos formatos, como cartilhas, livros impressos ou eletrônicos.

 

Serviços ofertados pela EAB auxiliam na sistematização

Com o objetivo de contribuir para que os movimentos sociais e as organizações populares documentem suas experiências e, a partir delas, construam novos saberes, a EAB Editora oferece serviços diferenciados para auxiliar na elaboração dos materiais.

Roman explica que em alguns casos e dependendo da necessidade de cada organização, a Editora pode estar presente desde o início do processo, sugerindo métodos e procedimentos que facilitem todas as etapas. Em outros casos, a colaboração da EAB se dá a partir dos originais escritos. “Nessa etapa sugerimos a melhor organização deste conteúdo para que ele seja facilmente compreendido por um público que vá além dos membros da organização”, explica. A EAB também auxilia na correção dos textos, na coleta, no tratamento e na organização de arquivos de imagens, áudios e vídeos.

 

Outro diferencial está no momento de publicar o material elaborado. Nesta etapa, além de oferecer suportes de publicação eletrônica, a EAB Editora dispõe da possibilidade de impressões de pequenas tiragens que ampliam a capacidade de distribuição e disseminação dos conhecimentos construídos.

Relacionados

12 de agosto de 2023
Autor: suporte
Hoje, 12 de agosto, comemoramos o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.641, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff…
21 de julho de 2023
Autor: suporte
Para quem está iniciando no mundo da escrita acadêmica, as normas de formatação e apresentação de trabalhos podem parecer assustadoras. Porém, elas são fundamentais e…
03 de julho de 2023
Autor: suporte
Escrito por Alberto Kopittke, “Manual de Segurança Pública baseado em evidências” traz evidências de 170 programas aplicados em diversos países do mundo como forma de…
18 de junho de 2023
Autor: suporte
Obra escrita pelo doutor em Letras Josué Frizon e publicada pelo selo Saluz retrata a história de comunidade localizada no interior de Marau (RS) Resgatar…
21 de maio de 2023
Autor: suporte
Educador popular Ésio Francisco Salvetti dá dicas e fala sobre a importância do processo de sistematização de experiências Como vimos no texto anterior, a sistematização…
06 de abril de 2023
Autor: suporte
Embora não haja um único modelo para a produção das capas, as editoras seguem métodos e processos que observam diferentes critérios para a confecção dos…
17 de março de 2023
Autor: suporte
Expectativa é de que a retomada de políticas públicas de incentivo à pesquisa e à produção científica aqueça o mercado Apesar de algumas dificuldades pelas…
A imagem é composta por duas pilhas de livros, interligadas por duas escadas. A ideia é mostrar como o preço dos livros pode escalonaar.
06 de março de 2023
Autor: suporte
Valor cobrado na comercialização é formado por uma série de elementos que vão desde as licenças pagas aos autores até os custos com promoção  …
08 de fevereiro de 2023
Autor: suporte
Uma das obrigações de qualquer empresa é ficar de olho nas novidades relacionadas ao seu setor. Mais do que estar informado sobre as inovações é…
16 de janeiro de 2023
Autor: suporte
Quem ama livros como nós, sempre que entra em um shopping vai procurar descobrir onde tem uma livraria e passar por suas estantes e mesas…
09 de janeiro de 2023
Autor: suporte
A distribuição e a venda de um livro são as etapas finais no processo de publicação, e representam o momento quando uma obra planejada, escrita,…
17 de dezembro de 2022
Autor: suporte
O Prof. Antônio Joaquim Severino nos presenteou com um comentário sobre a obra do Prof. Mance. Abaixo, apresentamos o texto. Na virada do séc. XX…
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Aceitar e prosseguir